Quer aprender a realizar eventos criativos para empresas? Conheça 6 dicas para adicionar criatividade e inovação a essas importantes ocasiões, onde a marca e os participantes são os protagonistas.
A cultura empresarial e a imagem que nossa empresa projeta são fatores decisivos para o sucesso comercial da organização. Por um lado, devemos manter os funcionários satisfeitos; por outro lado, precisamos fidelizar nossos clientes para que se tornem embaixadores de nossa marca. Como podemos realizar eventos criativos que nos ajudem a concretizar esses dois propósitos?
A importância dos eventos criativos para empresas
Os eventos corporativos são reuniões patrocinadas por uma empresa e destinadas a funcionários, clientes ou parceiros comerciais. O objetivo principal é estabelecer conexões produtivas com cada um dos agentes envolvidos nos processos comerciais da empresa, seja através do lançamento de novos produtos ou serviços, premiação de funcionários ou anúncio de novas estratégias.
Quais são as principais características desse tipo de ocasiões? Embora possam ter várias formas ou tamanhos, desde reuniões íntimas até convenções com um grande público, a ideia é uma só: cada evento deve ter como pilar fundamental causar um impacto positivo na percepção dos participantes.
Isso pode ser conquistado por meio de uma qualidade fundamental nos negócios: a criatividade. Um estudo recente conduzido pela Aston Business School, uma das maiores escolas de negócios da Europa, concluiu que os profissionais de vendas que demonstram maior criatividade alcançam uma proporção mais elevada de vendas em comparação com aqueles que não possuem essa habilidade.
Nos eventos corporativos, o uso de recursos gráficos ou a disposição de elementos tecnológicos, por exemplo, devem demonstrar que a empresa possui a inventividade necessária para atender de forma inovadora às necessidades de seus funcionários, parceiros ou clientes.
6 ideias de eventos criativos para empresas
Mas como podemos adicionar criatividade aos eventos corporativos? Embora a tentação de organizá-los por conta própria sempre exista, no mercado há agências, como a OPIA Marketing, que se especializam no planejamento criativo desse tipo de eventos.
A partir do conhecimento e da experiência que temos adquirido na produção dessas instâncias, queremos compartilhar com você 6 ideias criativas para aplicar nos eventos da sua empresa.
Demonstrações de produtos divertidas
Ao lançar novas soluções no mercado, a primeira impressão é muito importante. Uma apresentação entediante e monótona não valoriza adequadamente as vantagens do produto ou serviço oferecido. Para evitar isso são utilizados elementos divertidos, como a organização de concursos, o convite a uma celebridade para interagir com os participantes, ou o uso de recursos audiovisuais para destacar as qualidades da solução que a marca está apresentando.
Eventos temáticos
Uma das melhores maneiras de aplicar criatividade ao evento é por meio de uma proposta visual totalmente inesperada e impactante. Assim, uma opção interessante seria estabelecer um tema específico para o evento que for realizar.
Você pode pensar, por exemplo, qual série de TV ou filme está em alta, ou qual época reflete a estética mais próxima à imagem da marca. Desse jeito, os participantes poderão mergulhar em um ambiente onde cada detalhe incorpora características temáticas únicas, tornando a experiência memorável.
Artistas ao vivo
A contratação de celebridades – humoristas, atores, esportistas, entre outros – para fazerem parte do entretenimento em eventos corporativos é uma excelente ideia para proporcionar diversão aos espectadores. O importante é que, para que isso tenha sucesso, a instância seja planejada com antecedência e que a imagem projetada pelos convidados esteja em sintonia com a empresa organizadora.
Como exemplo, para o evento da empresa Colmena (no Chile), a OPIA Marketing conseguiu a participação de destacados artistas chilenos, entre os quais estavam Stefan Kramer, Coco Legrand e a cantora Nicole.
Delícias para saborear
A alimentação dos convidados é um fator-chave para aumentar sua satisfação, especialmente em eventos longos ou quando realizados cedo. Contratar uma empresa de catering que ofereça serviços de forma criativa certamente terá um impacto positivo nos participantes.
Em um evento corporativo para a Oracle, destinado a clientes de vários países e organizado pela OPIA Marketing, foi planejado um café da manhã para 80 pessoas com excelentes resultados para a marca e para os participantes.
Decoração criativa
Alinhado com a sugestão de realizar eventos temáticos, a decoração é um aspecto fundamental para causar boas impressões nos participantes. Nesse sentido, o uso adequado da iluminação permite realçar diferentes espaços ou elementos (como mesas ou estandes).
Outros acessórios que podem ser utilizados incluem tecidos (para delimitar áreas), velas (para criar diferentes ambientes acolhedores) e flores para adicionar um atrativo natural ao evento.
Para a marca Avon, a OPIA Marketing focou na decoração e no “encantamento” dos espaços, onde mais de 1500 pessoas convidadas puderam apreciar a bela ornamentação.
Projeções de Realidade Virtual e/ou Aumentada
No cenário atual dos eventos corporativos, a tecnologia ganha destaque como elemento central. Nesse contexto, a combinação de realidade aumentada e virtual emerge como ferramentas que transportam os participantes para experiências completamente novas.
Assim, os presentes podem se envolver em viagens, apreciar espetáculos audiovisuais ou até mesmo viajar no tempo, tudo isso sem sair do lugar.
Investir em eventos corporativos criativos torna-se uma vantagem competitiva, permitindo que a empresa se destaque da concorrência. Dada a relevância desses eventos, é recomendado confiar em especialistas para o planejamento e a produção desses momentos, de modo a tirar mais proveito dessa oportunidade em que a marca é a grande protagonista.